Foto: Divulgação
Depois de 18 anos de sua fundação, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Gabriel (Ipresg) terá sua sede própria. Desde que foi criado por lei municipal, em 2001, o instituto que administra o fundo próprio de previdência dos servidores da prefeitura, como aposentadorias e pensões, funcionou em prédio cedido pelo Executivo municipal, na Avenida Presidente Vargas, 1.429, Bairro Centro. A nova sede, que custará R$ 894,9 mil, com recursos próprios, será construída em um terreno na Rua Barão de São Gabriel, 769, também no Centro.
Na última segunda-feira, a presidente do Ipresg, Fabiana Pohlmann Machado, assinou a ordem de serviço para o início das obras, que ficarão a cargo da empresa C.F.V Obras Públicas Ltda, de Agudo. A empreiteira venceu uma licitação (tomada de preços) realizada no ano passado pelo instituto. A previsão é de que o prédio esteja concluído em outubro deste ano. O representante da construtora, Carlos Henrique Roggia, esteve presente na assinatura da ordem de serviço.
Leia aqui mais notícias da região
O novo espaço, com previsão de dois andares, será erguido em uma área de 743 metros quadrados. Segundo Fabiana, a prioridade é construir um dos pavimentos e deixar o segundo pré-pronto. A atual gestão também tem planos de construir um salão de eventos e uma sala de cursos e treinamentos.
- Pensamos em uma estrutura enxuta e moderna que atenda as necessidades do instituto e de seus associados. Mas não é uma obra faraônica - explica a presidente do Ipresg.
Ela conta que o sonho da sede própria se arrasta desde 2008, quando a diretoria anterior do Ipresg comprou o terreno. No entanto, o projeto não saiu do papel. Fabiana conta que havia uma construção no terreno que estava se deteriorando e, por isso, foi demolida.
- Assumi em março de 2017 e, em novembro, fizemos a tomada de preço. Deixamos o terreno limpinho - diz Fabiana.
A presidente cita, ainda, que o instituto fez concurso público e, hoje, tem quadro próprio com três concursados. Além desses servidores, o Ipresg tem mais cinco servidores na diretoria e duas funcionárias cedidas pela prefeitura. O instituto é uma autarquia, órgão municipal com autonomia administrativa e financeira. O Ipresg tem 1,6 mil servidores da ativa da prefeitura e da Câmara de Vereadores, 253 aposentados e 33 pensionistas, como associados.